segunda-feira, 22 de setembro de 2008

"Humanização a prestação de serviços nos Bairros"

Após o ciclo de palestras da semana do Fórum Acadêmico de Segurança pública, realizada no período de 15 a 19 de Setembro, tivemos na Academia de Polícia Militar uma palestra muito interessante ministrada pelo Maj PM Jaime Pinto Ramalho Neto, comandante da 40ºCIPM ( Nordeste de Amaralina ), que abordou com muita simplicidade e clareza o tema : “ Humanização a Prestação de serviços nos bairros”, oportunidade em que enfocou as dificuldades encontradas no policiamento dos bairros que integram essa região da Capital e o desafio de se alcançar um ideal almejado de prestação de serviços, em virtude da realidade ali encontrada, dificultando ainda mais o processo de humanização dos moradores que convivem com aquela realidade.

Foram abordados vários aspectos relevantes que mostraram a realidade vivenciada no Nordeste de Amaralina, num apanhado sócio-econômico-cultural que retratou de forma muito objetiva a situação dessa região. Nesse contexto, aproveitou a oportunidade para nos trazer alguns indicadores de criminalidade nos anos de 2007 até agosto de 2008.

3 comentários:

Anônimo disse...

A palestra do Maj PM Jaime PInto, comandante da 40ª CIPM -Nordeste de Amaralina visou, não só mostrar as particularidades de região pertencente a periferia de Salvador, como também esclarecer a nós policiais militares que as pessoas que ali vivem, apesar de por vezes encontrarem-se envolvidas no cometimento de alguma prática ilícita , conforme o código penal vigente,mereçem o tratamento digno à sua condição humana.Em suma,durante a aplicação da lei , o profissional de segurança pública, deverá ater-se ao cumprimento do seu dever constitucional de pautar as suas ações na legalidade.
Tal atitude, segundo o palestrante, "fará com que a população ajude a polícia na resolução de vários delitos", o que para nós policiais é extremamente importante.

Rosemberg disse...

Com certeza Carlos, o Maj PM Jaime deu um enfoque muito vasto ao tema, fazendo uma diagnose da realidade da comunidade, sob a perspectiva dos Direitos Humanos, e possibilitando um entendimento conforme vc nos escreveu!Valeu!

Anônimo disse...

É preciso ter cuidado ao escolher nossa maneira de trato com o cidadão, a truculência não é aceitável, mas partir de "peito aberto" para a "toca do leão" pode ser muito arriscado.

Portanto cuidado vcs q acham q nossa realidade pode s tornar a d uma Holanda rural só com um sorriso do policial...