segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Solução já temos , falta ação!

Por que se fala tanto em Segurança Pública? discute-se sobre medidas apropriadas a serem tomadas e pouco se faz no sentido de torná-la eficiente e eficaz? Já estamos cansados de ouvir dizer: " A segurança Pública se faz com implantação de um policiamento comunitário. Ou: A segurança pública não está relacionada apenas com polícia, ou: a valorização do policial resultará num serviço prestado de e qualidade.

Chega de conclusões que todos já sabem, é o óbvio! Fazendo-se um análise de todos os projetos que são elaborados, quase todos são frustrados, ou, quando começam, não conseguem produzir o resultado desejado . A realidade vivida é a seguinte: não se tem o mínimo exigível e insistem estabelecer um nova realidade de policiamento, sem sequer haver um aperfeiçoamento do modelo que, entra e sai ano ,continua o mesmo há muito tempo. Eis aqui a solução para a Segurança Pública. É simples:

Conceder um salário em torno de R$ 3000.00 , no mínimo, para os soldados.

Estabelecer um plano de carreira aos policiais, com cumprimento do interstício de promoção, bem como redução para 4 anos o tempo de permanência num determinado posto ou gradução
Investimento para compras de armamentos suficientes para corporação e serviço de manutenção dessas armas e de suas respectivas munições . Resultado: entusiasmo na prestação do serviço pelo profissional que tem a certeza de ascensão a um posto ou graduação numa instituição policial

1)Compra de coletes balísticos resistentes à maioria dos Calibres..

2)Aumentar significamente o número de policiais na rua. Isso mesmo!!! A segurança ostensiva é a que causa maior sensação de Segurança.

3)Prover combustível suficiente para realização de rondas pelas viaturas

4)Sistema de câmeras em horários específicos. Por exemplo: no período entre 10h e 6h da manhã , . Resultado: diminui vários crimes. Resultado: inibição de condutas delituosas nesses horários.

5)Treinamento contínuo do tiro e abordagem policiais. resultado: aumento da destreza nas ações

6)Sistema integrado de informações entre os diversos órgãos de Segurança Pública, de modo que uma solicitação de viatura pelo 19O seja registrada por todos os organismos policiais em tempo real. Resultado: Coleta de informações e estabelecimento de ações conjuntas e direcionadas a um tipo específico de delito.

7)Intervenção contínua e preponderantemente repressiva em locais de alto risco, semelhante a um serviço de guarda no quartel, em que viaturas estariam sufocando o crime de perto, sem dar qualquer espaço de atuação, em horários ininterruptos. Para isso , mais viaturas deveriam ser disponibilizadas para esta finalidade. Resultado: Embaraçamento do canal de tráfico de drogas, por exemplo.

Após todas essas medidas, só assim, então, falaremos em Segurança Pública em novos moldes, caso contrário, toda e qualquer discussão sobre ela , será considerada, fatalmente, divagações. Não levarão a lugar nenhum. É muito fácil estar em local seguro , com presença de policiais, falar de quem está em situação insegura, por exemplo, agora!

Quanto a tudo que foi dito anteriormente, tenho certeza que algum especialista terá lido e concluído: " não é a assim que se faz Segurança Pública. E a partir daí se começa a filosofar. mas se analisarmos bem, a profissão policial é mais prática que filosófica. No momento da troca de tiros , não há como filosofar. Há de se agir. As polícias do Brasil não chegaram a um patamar em que se possa pensar num tipo de policiamento que necessite de medidas diversas das que foram expostas.

Ressalte-se o fato de que essas são algumas medidas no que concerne aos órgãos policiais militares. É vidente que não citamos aqui a reforma prisional, criminal, dentre outras. vejam só o quanto de empenho deve existir para concretização de Segurança Pública no País.
Como se pode perceber, a solução para melhorias significativas já se têm, o que não se tem é empenho necessário dos representantes a fim de concretizar isso. Idéias não faltam , o que faltam mesmo são os recursos, os gastos de manutenção. E, finalmente, falando no linguajar no povo: o que falta mesmo é dinheiro!!!