quarta-feira, 15 de outubro de 2008



Foi realizado na Academia de Polícia Militar da Bahia, um dos principais cursos de memorização do Brasil, ministrado pelo Aluno-a-Oficial PM Emmanoel Almeida do 3º ano do curso de formação de Oficiais da PM/BA e contou com a presença do Cap PM Emiliano da Rondesp e de alunos do 3º, 2º e 1º ano. Após o sucesso da 1º Edição, o curso de memorização "Dimensão Sigma" trouxe em sua 2º edição, denominada "Memória Turbo", um complemento a mais no conteúdo do curso, em que se deu ênfase a alguns aspectos da Oratória. O Curso não consistiu apenas numa mera explanação sobre técnicas de memorização como se esperava, mas também numa verdadeira aula de auto-estima e confiança, aguçando o potencial de memória de cada um dos que estavam presentes. Nas palavras do Próprio Mestre: O curso é tremendo, mudou a minha vida e mudará a sua também.
Com uma experiência de mais de dez anos na área, Emmanoel Almeida provou aos que estavam presentes que não existem pessoas com memória fraca. De acordo com ele, o que há na realidade é uma memória destreinada, e por isso com a sua capacidade de memorizar comprometida.É importante frisar que o facilitador não utiliza nenhum truque de mágica, nem tampouco engloba elementos de espiritismo como muitos pensam. Consiste exclusivamente em aplicação de técnicas que impressionam qualquer pessoa que não possui uma boa memória, em virtude desta não utilizar corretamente o seu cérebro.

Só para se ter uma idéia, foi feita uma demonstração em que os participantes escolheram 51 palavras diferentes escritas no quadro, e o Aluno Oficial PM Emmanoel Almeida em menos de 3 minutos os fixou, respondendo corretamente todas as palavras quando se dizia o número respectivo. Algo impressionante e possível a qualquer um que saiba explorar ao máximo o seu cérebro através das técnicas apresentadas por ele. De acordo com ele, as 51 palavras fixadas são apenas uma simples demonstração, e que qualquer um poderá memorizar sem esforço 50 a 1000 palavras com o mínimo de dispêndio de energia do cérebro, de maneira que, após muito tempo, as informações ainda estarão lá,guardadas e disponíveis para serem acessadas a qualquer momento .É interessante pontuar que o curso é muito abrangente e permite que as técnicas sejam utilizadas para quaisquer finalidades. Em se tratando da aplicabilidade na Polícia Militar, são inúmeras as utilidades na atividade, a saber: memorização de veículos; de fisionomias; de números com com 20 dígitos ou mais; riqueza de detalhes na confecção de um documento escrito; desenvolvimento do potencial de descrição de fatos mesmo após dias, meses ou até anos.Existem muitos
outros benefícios das técnicas apresentadas e que podem ser utilizadas para quaisquer finalidades. Diante de tudo que foi exposto, devo alertar aos
interessados em desenvolver esse potencial que o ideal é o curso presencial, em que o facilitador transmite as técnicas e orienta sobre a melhor forma de utilizá-las, não sendo suficiente, portanto, a simples leitura do conteúdo referente às mesmas.
O curso é algo inovador na Polícia Militar da Bahia e que deveria ser expandido a todos os policiais como um requisito obrigatório para a formação profissional, contribuindo de forma significativa no desempenho do serviço.

domingo, 12 de outubro de 2008

" Memória Turbo"


Foi realizado na Academia de Polícia Militar da Bahia, um dos principais cursos de memorização do Brasil, ministrado pelo Aluno-a-Oficial PM Emmanoel Almeida do 3º ano do curso de formação de Oficiais da PM/BA e contou com a presença do Cap PM Emiliano da Rondesp e de alunos do 3º, 2º e 1º ano. Após o sucesso da 1º Edição , o curso de memorização " Dimensão Sigma" trouxe em sua 2º edição, denominada "Memória Turbo", um complemento a mais no conteúdo do curso, em que se deu ênfase a alguns aspectos da Oratória. O Curso não consistiu apenas numa mera explanação sobre técnicas de memorização como se esperava, mas também numa verdadeira aula de auto-estima e confiança, aguçando o potencial de memória de cada um dos que estavam presentes. Nas palavras do Próprio Mestre: " O curso é tremendo, mudou a minha vida e mudará a sua também".


Com uma experiência de mais de dez anos na área, Emmanoel Almeida provou aos que estavam presentes que não existem pessoas com memória fraca. De acordo com ele, o que há na realidade é um memória destreinada, e por isso com a sua capacidade de memorizar comprometida.É importante frisar que o facilitador não utiliza nenhum truque de mágica, nem tampouco engloba elementos de espiritismo como muitos pensam. Consiste exclusivamente em aplicação de técnicas que impressionam qualquer pessoa que não possui uma boa memória, em virtude desta não utilizar corretamente o seu cérebro.

Só para se ter uma idéia, foi feita uma demonstração em que os participantes escolheram 51 palavras diferentes escritas no quadro, e o Aluno Oficial PM Emmanoel Almeida em menos de 3 minutos os fixou , respondendo corretamente todas as palavras quando se dizia o número respectivo. Algo impressionante e possível a qualquer um que saiba explorar ao máximo o seu cérebro através das técnicas apresentadas por ele. De acordo com ele, as 51 palavras fixadas são apenas uma simples demonstração, e que qualquer um poderá memorizar sem esforço 50 a 1000 palavras com o mínimo de dispêndio de energia do cérebro, de maneira que, após muito tempo, as informações ainda estarão lá ,guardadas e disponíveis para serem acessadas a qualquer momento.


É interessante pontuar que o curso é muito abrangente e permite que as técnicas sejam utilizadas para quaisquer finalidades. Em se tratando da aplicabilidade na Polícia Militar, são inúmeras as utilidades na atividade, a saber:


  • Memorização de placas de veículos;

  • De fisionomias;

  • De números com com 20 dígitos ou mais;

  • Riqueza de detalhes na confecção de um
    documento escrito;

  • Desenvolvimento do potencial de descrição de fatos mesmo após dias , meses ou até anos.

Existem muitos outros benefícios das técnicas apresentadas e que podem ser utilizadas para quaisquer finalidades. Diante de tudo que foi exposto, devo alertar aos interessados em desenvolver esse potencial que o ideal é o curso presencial, em que o facilitador transmite as técnicas e orienta sobre a melhor forma de utilizá-las, não sendo suficiente, portanto, a simples leitura do conteúdo referente às mesmas.
O curso é algo inovador na Polícia Militar da Bahia e que deveria ser expandido a todos os policiais como um requisito obrigatório para a formação profissional, contribuindo de forma significativa no desempenho do serviço.