sábado, 27 de setembro de 2008

Educação versus Crime

Sabemos que inúmeros fatores podem contribuir de forma direta ou indireta no cometimento de ilícitos penais ( classe social, ideologias políticas, crenças religiosas, gênero, cor , etc. ) . Entretanto, indiscutivelmente , o grau de instrução de cada indivíduo envolvido em crimes é ainda um parâmetro orientador importantíssimo, corroborando a idéia de Segurança Pública como um conjunto de fatores interdependentes e correlacionados. Nesse contexto, quero fazer uma análise do crime , tendo como indicador o grau de instrução da cada detento. Poderemos perceber que quanto maior o grau de instrução das pessoas, menor a incidência de crimes por estas, resguardadas as devidas exceções. De acordo com o Ministério da Justiça, por intermédio do Departamento Penitenciário nacional, organismo responsável pelo Sistema Integrado de Informações Penitenciárias ( InfoPen ), e tomando-se por base o relatório feito no mês de Junho deste ano, podemos chegar às seguintes informações:


  • Não há preso com nível acima do superior completo
  • 0,19 % possuem nível superior completo;
  • 0,97 % possuem nível superior incompleto;
  • 5,24 % possuem nível médio completo;
  • 6,74 % possuem nível médio incompleto;
  • 8,72 % possuem o ensino fundamental completo;
  • 77,67% ensino fundamental incompleto ou sequer são alfabetizados.

OBS: Não se tem dados em relação a o,47% dos presos

Fica evidenciado, portanto, que se o cometimento de ilícitos fosse associado apenas ao nível de escolaridade de cada indivíduo, poderíamos concluir que a incidência de crimes é , geralmente, proporcional a este indicador, podendo ser sanado eficazmente com implantação de políticas públicas de Segurança com ênfase na educação. Esses dados referem-se ao Estado da Bahia.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oportunos esses dados, atestam uma situação já esperada, agora confirmada com algum grau de cientificidade. Resta saber como manter os estudantes nas escolas pelo menos até o ensino médio, já que a evasão é um dos maiores problemas nesse sentido.

Anônimo disse...

Mt bom Rosemberg. Agora se pergunta: Evasão escolar tem ou não correlação com Segurança Pública? kkkkkk Vc sabe do que estou falando.

Fiz um comentário sobre seu blog no Abordagem. Vê lá.

Parabéns pelos dados estatísticos.
Vc tem td pra ser um grande oficial.

SUZY disse...

Estou fazendo um artigo para concluir um curso de pós-graduação e achei super interessante os dados sobre o grau de instrução dos presos. De onde são esses dados? Qual a fonte? Quero incluí-los no meu artigo, mas para isso tenho que saber de onde vem.
Título do artigo: a influência do grau de instrução no cometimento de crimes.