quinta-feira, 16 de abril de 2009

Polícia Militar: " A mais eclética das profissões"

Se pararmos para refletir um pouco sobre a função policial militar, perceberemos sem muito esforço que ela exige do profissional o domínio de uma série de conhecimentos imprecindíveis no exercício da profissão.

Partindo-se de “fora para dentro”, o miliciano, antes de tudo, deve dominar o máximo possível conceitos de Direito Administrativo, já que é este ramo do Direito Público Interno que disciplina as condutas internas da caserna, previstas em Estatuto próprio. Já em relação à atuação direta, portanto relacionada à função precípua da PM, cabe ao policial saber e perceber o enquadramento típico das condutas desviantes da sociedade, afim de que tenha condições de intervir quando do acontecimento de algumas delas. Não deve apenas conhecer as leis , mas saber interpretá-las Código Penal e ter segurança suficiente para atuar em nome do Estado. Além disso, o fato de o PM saber ,por exemplo, se em determinada situação está agindo em legítima defesa ou em estrito cumprimento do dever legal é muito importante,visto que isso possibilita um melhor entendimento do caso concreto. Nesse contexto, vai-se exigir do agente da lei o domínio dos procedimentos técnicos e práticos( Se efetuou a prisão. o que fazer e por que fazer?, para onde conduzir? Quais os procedimentos a serem adotados em cada ocorrência que venha a se desencadear. Não se admitirá deste profissional uma atuação hesitante ou carregada de insegurança.

E não é apenas isso. o policial deve ter razoável conhecimento no tocante às normas do Direito Civil, para que em um possível ocorrência não venha a se preocupar com ações indenizatórias que em muito lhe causará dor de cabeça. O PM terá de saber interpretar o Código Tributário, no que se refere ao conceito de poder de polícia, já que em muitas situações legitima a atuação policial.

Em última instância, mas não menos importante, deve dominar o Direito Penal Militar e ter em mente toda conduta delituosa própria de militar, possibilitando agir em nome da hierarquia e disciplina militares quando for o caso, ou de maneira específica em situações previstas no Código Penal Comum.

Deve dominar a Carta Magna, mãe de todas as leis, com o intuito de concretizar todos dos direitos e garantias que ela estabelece, bem como os princípios que por ela são positivados,

Deve conhecer as legislações específicas que displinam procedimentos em relação às crianças e adolescentes.( Estatuto da Criança e do Adolescente ), conhecer a legislação pertinente à mulher ( A lei Maria da Penha ) Lei nº 11.340, a legislação pertinente ao Idoso ( Estatuto do Idoso ) e tantos outros diplomas legais.

Em relação aos aspectos operacionais, deve possuir domínio do armamento que utiliza, domínio das técnicas de abordagem e táticas de atuação no terreno durante os mais diversos cenários de atuação. Somando-se todos os conhecimentos necessários, há ainda os de natureza específica, a exemplo dos utilizados pelos profissionais formados ou que têm notório domínio em áreas como Contabilidade Pública, Informática. Embora este último,bem como tantos outros, seja requisito para o profissional empregado em serviços administrativos da corporação.

Diante do que foi dito, o PM deverá ter a capacidade de processar todos esses conhecimentos e muitos outros que não foram citados e, mais que isso, ter a habilidade de aplicá-los com "discernimento e bom senso" na prática. E isto é o que o diferencia dos demais profissionais. Pois afinal o agente da lei estará lidando com vidas, portanto exigir-se-á dele destreza em todos as procedimentos cautelares cabíveis no exercício da sua missão.

7 comentários:

cássio disse...

PM um super profissional.

Contábeis UESC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Contábeis UESC disse...

Como foi bastante comentado pelo colega acima, o profissional militar é bastante versátil no tocante as atribuiçoes e competências que deve possuir.
Cada vez mais, a sociedade, a mídia e a própria instituiçao, exigi mais conhecimento e aperfeiçoamento do policial.
Hoje em dia, mas do antes, ser um policial bem informado e hábil é questao de sobrevivência, "social" e moral.
Deve-se entao, procurar meios e recursos pelo constante aperfeiçoamento do PM. Que a busca por isso, nao seja apenas delegada ao ESTADO/CORPORAÇAO, mas seja também uma iniciativa do próprio servidor, pois tendo isso em vista, quem ganha nao é apenas o PM, mas também o cidadao, o nosso principal "patrao"

Anônimo disse...

arenovaçao tem nome é ptc36 esta certo em renovar é hora disso tenho certeza e só renova com o nmais preparado por isso vou de ptc36!e que esse ano de 2010 seja de renovaçao e renovar mesmo é ir de 36!

Anônimo disse...

arenovaçao tem nome é ptc36 esta certo em renovar é hora disso tenho certeza e só renova com o nmais preparado por isso vou de ptc36!e que esse ano de 2010 seja de renovaçao e renovar mesmo é ir de 36!

Anônimo disse...

Na Bahia ? A PM nunca preparou de forma correta os seus profissionais. O individuo que quer ser um bom profissinal procura apurar e absorver os conhecimentos necessarios, e isso tem muita gente fazendo, mas estamos muito longe da excelencia. Nao sou militar e o que vejo no dia-a-dia são agentes da lei despreparados e mal humorados, prestando um serviço a sociedade como um favor. Rezo que isso mude e tenhamos uma policia de qualidade e que transmita CONFIANÇA !

Anônimo disse...

SOU PM, BUSCO ATUALIZAÇÃO CONSTANTEMENTE E PRATICO NAS RUAS COM OS CIDADÃOS, MAS DEVIDO A GRANDE CARGA DE CONHECIMENTO QUE DEVE TER E TER PACIÊNCIA NAS OCORRÊNCIAS PARA PRATICAR E ORIENTAR UMA SOCIEDADE QUE NA MAIORIA É HIPÓCRITA QUE MESMO SABENDO QUE É ILEGAL TAIS PRÁTICAS E INTENCIONALMENTE NÃO EVITA DE PRATICAR... ENTÃO ESSA FUNÇÃO PM QUE ESTÁ NAS RUAS É DESGASTANTE E GERA DESMOTIVAÇÃO POR ISSO E POR SER A INSTITUIÇÃO QUE É MAIS ATUANTE NAS RUAS PRA TUDO E É A MAIS DESVALORIZADA FINANCEIRAMENTE, PARA O PM SUSTENTAR SUA FAMÍLIA E A SUA VIDA DE POLICIAL O QUE NÓS GANHAMOS NÃO COMPENSA, FAZEMOS POR QUE É O JEITO E MUITOS SE DESVIAM PELA FALTA DE RECONHECIMENTO DOS GOVERNOS, SOCIEDADE, E DOS OUTROS PODERES...