quarta-feira, 11 de março de 2009

" Violência contra o Idoso: Qual a solução? "

















Bem senhores, conforme o prometido, trataremos um pouco sobre a questão do idoso e as diversas formas de violência que os acometem.No entanto, afim de iniciarmos a nossa reflexão, teremos que voltar, antes de tudo, aos primeiros suspiros de vida de um certo bebê lindo que mais tarde sofrerá as conseqüencias da velhice.

"Quão lindo é o sorriso de um criança que transmite pureza e paz a todos os que a admira. Todos os seus movimentos são lindos e todos acham muito interessante. Trata-se de um pequeno ser que por se encontrar na fase mais jovial da vida, é acolhida e admirada."

Entretanto esta criança tem de crescer, e , crescendo, vai adquirindo experiência gradativamente, passa pelas várias fases da vida, até chegar na velhice, última fase do ciclo de vida do ser humano. Essa pessoa que um dia foi criança, já não tem tantos admiradores assim, porque a paz que trazia antes, agora,para muitos, tornou-se um castigo, para outros um inferno. Por que razão não damos a atenção merecida a essas pessoas que um dia foram crianças e hoje são idosas e necessitam muito mais de carinho que antes? Será que nós "jovens" nunca envelheceremos? Gostaríamos que o tratamento que é dispensado a uma boa parte dos velhinhos hoje fosse dado a nós mesmos? Claro que não! Por que então desprezamos esse problema e não damos a maior importância? Já deixo o aviso, caro leitor, que esta resposta não poderá ser dada apenas num único momento, exigirá um pouco mais de reflexão e conhecimento. Entretanto, para iniciarmos a busca pela resposta, leiamos o que se segue:




Sabe-se hoje que há várias formas de violência contra o idoso: a violência estrutural( que está relacionada à classe social a que pertence o idoso, ), a interpessoal( que se refere às interações e relações cotidianas)e a institucional que diz respeito à omissão dos órgãos públicos no sentido de promover programas em prol do idoso. Diante de tudo isso aquelas crianças que os senhores podem ver na primeira foto, passam a sofrer inúmeras categorias e tipologias de violência : Abusos físicos, maus tratos físicos ou violência física, abuso psicológico, sexual, financeiro, enfim, enfrentam agora justamente o oposto da ocasião há muito tempo atrás do nascimento para a vida. Neste contexto, é um pouco contraditório falar de idoso, e pode-se afirmar ainda que falar de idoso não tem a mesma importância que falar de "envelhecimento" no país como o Brasil por exemplo, nem tampouco é dada a mesma interpretação para os dois termos.
A primeira impressão que se tem quando se fala sobre idoso é que estamos lidando com pessoas que já viveram muito, a maioria pertencente a uma classe social de pobre a miserável que transmite uma idéia de sofrimento e efemeridade da vida aos mais jovens, principalmente aos que não se preocupam com idosos e pensam que vão viver a vida toda sem envelhecer. Esse é um pensamento muito presente entre jovens.

O envelhecimento, como se citou está relacionado ao desenvolvimento sócio-econômico de um determinado país, já a pessoa única do idoso representa para as pessoas- ainda persiste esse pensamento- um sinal de inutilização e limitação constante diante dos prazeres da vida. É algo meio contraditório, mas de fácil compreensão.



Essas são as nossas primeiras considerações sobre essa tema tão vasto. Mas de antemão, percebe-se de cara que o primeiro passo para mudança de mentalidade sem dúvida é de termos a consciência de que somos jovens hoje e seremos idosos amanhã.

7 comentários:

Anônimo disse...

eu gostei me ajudou muitoo

Anônimo disse...

Sr. Ten PM Rosemberg, sou colaborador de um blog, onde são abordados assuntos referentes a Violência, Criminalidade e Prevenção. Hoje pela primeira vez acessei o seu blog e gostei muito do que foi tratando a respeito da violência contra o idoso. Por isso resolvi reproduzir parte do artigo, e lá especifiquei que era da sua autoria. Parabéns! Espero que não se importe. Grato, Carlos - Sd PM Feira de Santana/BA. Email: bettolincoln@hotmail.com

Anônimo disse...

Muito coerente, Rosemberg. Afirmo, esquecendo totalmente nosso grau de parentesco, e agingo como um verdadeiro crítico.

Rosemário Júnior

ROCHA_INSTRUTOR PROERD disse...

Amigo Rosemberg
Temos que fazer os jovens compreender que eles serão os idosos de amanhã, devemos ensinar-lhes compaixão, empatia, através de pequenos gestos na infancia,na juventude, pois, se não aprender,eles não irão retribuir. causando um distanciamento sentimental e profundo conhecido por depressão e despreso. Valorizar o novo, é apagar o passado.
valorizando o velho,é acender a esperança do futuro. Rocha

Azevedo disse...

Caro Rosemberg Júnior.

O ato de o brasileiro desprezar o idoso é da mesma ordem que motiva um pai a desejar ter vários filhos homens, ainda muito comum nas regiões norte e nordeste do país.
É que tendo muitos filhos homens, pensa ele, na velhice o ajudarão a sustentá-lo.
Já o idoso, principalmente quando está adoentado, se torna um "peso" para a família e, consequentemente, à toda a sociedade.
São valores meramente capitalistas, onde quem tem força para o trabalho é valorizado, quem não a tem é desvalorizado, ainda mais quando se trata de trabalhador braçal e de baixa formação intelectual.
Em países como o Japão o idoso é supervalorizado, disputado no mercado de trabalho e se acha que isso é pela cultura evoluida deles está enganado. O que as empresas procuram nesta faixa de idade é a boa formação acadêmica relacionada à formação empírica, uma mão de obra perfeita para trabalhos que exigem alto grau de experiência.
Mais uma vez toco no assunto da educação. Quer resolver também este problema cobre pela educação; uma educação de qualidade, em período integral, com bons professores e uma estrutura fícisa respeitável; assim, na velhice, talvez seja economicamente viável para esta suja e podre sociedade capitalista, talvez seja respeitado o idoso pobre, pois os idosos intelectuais o são! Não é coincidência, é realidade!

Anônimo disse...

EU QOSTEI MUITO DESSE TEXTO E GOSTARIa QUE NO MUNDO NAO HAVESSE MAIS VIOLENCIA SEJA NE IDOSOS, CRIANÇAS,etc.

Anônimo disse...

Achei merda